À primeira vista parece que o tempo parou em Paraty, uma cidadezinha espremida entre a serra e o mar e que teve seu apogeu no Ciclo do Ouro. No Centro Histórico, a moldura é formada por preservados casarões coloniais, igrejas dos séculos 18 e 19 e ruas calçadas pelos escravos em pedras pés-de-moleque onde o tráfego de automóveis é proibido.
Graças ao tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, quase nada mudou por ali. Erguido entre os séculos 18 e 19 em uma área compreendida entre o rio Perequê-Açu e a Baía de Parati, mantém a paisagem emoldurada por casarões coloniais e igrejas. A proibição ao tráfego de automóveis preservou o irregular calçamento em pedras, tornando a caminhada a única maneira de circular pela área e conhecer cartões-postais como a igreja de Santa Rita, erguida em 1722. Nos coloridos sobrados funcionam bares, restaurantes e lojinhas de artesanato.
A simpática Vila de Trindade fica na cidade de Paraty RJ próxima a divisa dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Protegida e cercada pela mata Atlântica, é praticamente isolada, tendo apenas um acesso passando por uma pequena serra.
As principais atrações de Trindade são suas praias e a piscina natural, mas também são encontradas trilhas, cachoeiras, feiras de artesanato e boa gastronomia.
| A calça mais bonita do mundo. |
Todo mundo sempre falava da praia do sono e finalmente tivemos a oportunidade de conhecê-la. depois de uma trilha fácil se chega a um pedaço do paraíso.
E aí a brincadeira fica melhor ainda. Depois de uma trilha difícil, uma escalaminhada, chegamos à praia dos antigos. Lindo!

Nenhum comentário:
Postar um comentário