domingo, 8 de fevereiro de 2015

Belém 2013


Ah Belém! Moramos um ano lá. Terra do açaí, da castanha do pará, do mercado ver-ô-peso, da fé católica não vista mais em outros estados e, é claro, terra das mangueiras espalhadas por toda a cidade. Terra da chuva da tarde ("Égua! Mas vc vai antes ou depois da chuva resolve mulher.") Terra que é na verdade uma península rodeada de várias ilhas, furos e igarapés. Chamada também de Portal da Amazônia.
Igrejas centenárias. Belém passou por uma grande restauração e se tornou mais bela. E seu povo é muito acolhedor.









Palacete Bolonha é um prédio em estilo art noveau, com características clássicas da época do Ciclo da Borracha. Foi idealizado pelo arquiteto Francisco Bolonha em 1905 para presentear sua esposa, a pianista carioca Alice Tem-brink. 




O Palacete Pinho, na Cidade Velha, foi construído em 1897, auge da Belle Époque. Este período de bonança alavancado pela economia do látex na Amazônia é representado na arquitetura do casarão.



A Casa das Onze Janelas foi construída no século XVIII como residência de Domingos da Costa Bacelar, proprietário de engenho de açúcar. O edifício é parte do conjunto arquitetônico e paisagístico denominado Feliz Lusitânia. O edifício abriga, além do espaço museológico, o 'Boteco das Onze' que, apesar do nome, é um dos restaurantes mais qualificados de Belém.


Conservatório de Música Carlos Gomes







O Theatro da Paz 






Praça da República




Círio de Nazaré

Realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus.
Fizemos a romaria fluvial. É emocionante até para quem não tem fé. E como se comportam bem esses belenenses. Sem tumulto, sem empurra-empurra. Na água e na terra deram um show de civilidade.


A Romaria Fluvial é realizada no sábado, véspera do Círio de Nazaré, com saída prevista para as 8h, logo após a missa, no Trapiche de Icoaraci. O percurso de 10 milhas náuticas (o que corresponde a cerca de 18 Km) até a Praça Pedro Teixeira começa às 9h. A parada é em Belém na Escadinha do Cais do Porto (ao lado da Estação das Docas), por volta das 11h.






No segundo domingo de outubro, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, como ocorreu no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história.




Fitinhas de pedidos para serem amarradas na cerca da Basílica.

Carimbó - dança paraense





Estação das Docas



Visitamos uma fazenda de açaí. Conhecemos o patriarca da família de 12 filhos.



Eles constroem seus próprios barcos.

Isso é pra pegar camarão. Deixam no rio o dia inteiro e quando querem comer vão lá e se servem.



De manhã o rio está baixo então aparecem várias piscinas.

Prato principal? Camarão.

Honorável genro nº1

Ué cadê as camas do quarto? São as redes.




Uau! Do meu lado minha honorável nº1 grávida.



Debulhadora do acai.


Semente que sobra.

Obrigada Luis do Pará pela oportunidade de ter conhecido sua família.



Mais coisas do Pará.









Alguns furos que conhecemos nas cercanias.




Não é mole não. Tem que descascar uma por uma a castanha do pará.
Este senhor tem 87 e ainda sobe no pé de açai.



Ele tentou me ensinar.







As caranguejeiras não são venenosas...só nojentas e cabeludas.












Mangal das Garças





Arte em Buriti uma madeira bem macia.














Mercado das Carnes - onde se comercializam carne a céu aberto.







Museu Emílio Goeldi - Museu zoobotânico



Ariranha




Point do Açaí - restaurante numa bela casa com comida deliciosa.


Que banheiro é este?



Tia Maria - Ideal para um lanche da tarde com bolos, tortas e um atendimento primoroso. E vale a visita por causa da decoração.





Inaugurado em 1901, o  Mercado Ver-o-Peso é um dos mercados públicos mais antigos do Brasil.


Honorável nº2 experimentando suquinhos.

Galerinha vendo artesanato.









O mercado faz parte de um complexo arquitetônico e paisagístico que compreende uma área de 35 mil metros quadrados, com uma série de construções históricas, dentre elas o Mercado de Ferro, o Mercado da Carne, a Praça do Relógio, a Doca, a Feira do Açaí, a Ladeira do Castelo e o Solar da Beira e a Praça do Pescador. O conjunto foi tombado pelo IPHAN, em 1977.



Arte de rua.


E assim é Belém. Faltou as praias de rio como Icoaraci e Mosqueiro que podem ser visitadas em um dia apenas. Vou postar muita coisa sobre o Pará. Foi daí que conheci um dos lugares mais lindos do mundo: Algodoal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário